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Apoio ao estudo do Português
Agrupamento de Escolas Gil Vicente, Guimarães

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3.º Ciclo

  

Pensar o ensino do português no 3.º ciclo pressupõe a compreensão da adolescência como um período associado a transformações nas dimensões cognitiva, física, afectivo-emocional e sociocultural. Requer igualmente um esforço de articulação dos aspectos envolvidos nesse processo de transformação, assegurando uma progressiva apropriação do objecto de trabalho e de conhecimento em questão – as práticas sociais da linguagem – em situações didácticas que possam contribuir para a formação do indivíduo. Deste modo, promove-se uma efectiva inserção no mundo extra-escolar, ampliando as possibilidades de participação no exercício da cidadania.

Quando chegam ao 3.º ciclo, os alunos experimentaram já um conjunto de situações que lhes terão permitido não apenas utilizar a linguagem oral e a escrita em contextos muito diversos, com diferentes graus de formalidade, mas também desenvolver a consciência de que esses diferentes usos permitem alcançar efeitos específicos. Trabalharam já textos de diferentes tipos (textos pessoais, textos escolares, textos dos media, textos literários), distinguindo as funções sociais próprias de cada um deles.

Neste momento da escolaridade, importa analisar criteriosamente aquelas experiências, partindo das representações, conhecimentos, estratégias e atitudes dos alunos para dar continuidade ao trabalho anterior. Importa igualmente desenvolver as capacidades de pesquisa, de levantamento de hipóteses, de abstracção, de análise e de síntese, em direcção a um pensamento cada vez mais formal. Assegura-se, assim, o alargamento e a complexificação de formas de raciocínio, de organização e de comunicação de saberes e pontos de vista pessoais.

O ensino do Português implica a necessidade de conduzir os alunos a um uso reflexivo da linguagem, em que não se limitem apenas a utilizá-la em situações concretas, mas em que possam igualmente construir um conhecimento sobre a língua e sobre os modos como as opiniões, os valores e os saberes são veiculados nos discursos orais e escritos. Por estes motivos, adquire especial importância o acesso a textos e a padrões linguísticos mais complexos.